Pular para o conteúdo principal

SEMPGEO 2018

O V Seminário do Programa de Pós-Graduação em Geografia, realizado neste mês de outubro, encerrou sua edição de 2018 na última sexta-feira. O evento ocorreu nos dias 17, 18 e 19 com diversas atividades programadas durante os turnos da tarde e noite para os três dias. A quinta edição do evento se apresentou bastante positiva, com grande participação da Graduação e Pós-Graduação, além do número expressivo de trabalhos enviados para o V SEMPGEO.
O evento teve início na quarta-feira (17) com credenciamento às 14h no CEHUS, onde em seguida realizou-se as apresentações de banners digitais por alunos da Graduação. As apresentações ocorreram a partir das 14h30min, com tempo estabelecido de 10min para cada trabalho, sendo 5min para apresentação e 5min para as considerações da banca. Na ocasião, os professores Adriano Simon e Maurício Meurer compuseram a banca trazendo questionamentos e contribuindo com os 12 trabalhos na tarde do primeiro dia de evento.








Posteriormente, os participantes do V SEMPGEO se encaminharam para o Auditório (3º andar) do ICH Campus II (Geografia) para a abertura do evento. Às 19h o quinto seminário teve a honra de receber a Professora Lígia Beatriz Goulart juntamente com a Professora Heleniza Ávila Campos para conduzir a noite ao lado do professor mediador Robinson Santos Pinheiro. Na ocasião as professoras trouxeram, além de suas experiências, fortes contribuições para o público presente na palestra que encerrou o primeiro dia de atividades.





Na quinta-feira (18), de volta ao CEHUS, teve início a primeira etapa de apresentações orais por alunos da Pós-Graduação no Mini auditório 02. Iniciando às 14h, os trabalhos apresentados aos presentes tiveram a duração de 10min, com mais 10min reservados para as considerações da banca. Na ocasião, a banca foi composta pelas professoras Giancarla Salamoni e Maria Regina Costa, que trouxeram importantes contribuições para os trabalhos apresentados.




As 16h30min iniciou a segunda etapa de apresentações de banners digitais dos alunos da Graduação. Os 12 trabalhos foram apresentados para os presentes, bem como para a banca composta pelos professores Adriano Simon e Débora Martins.





A segunda noite do evento foi dedicada aos Minicursos, que ocorreram no ICH Campus II (Geografia). Os quatro Minicursos iniciaram às 19h em salas distintas, tratando de temáticas diversas e com uma média de 20 inscritos por sala. Os Minicursos ofertados foram: Criando mapas de figuras geométricas proporcionais no QGIS; Olhando para o céu: aprendendo e ensinando Astronomia; Cartografia Social e Educação Geográfica: estratégias participativas em sala de aula; e Estratégias de autorregulação da aprendizagem.

As atividades ocorreram nas salas 201A, Auditório (3º andar), 212 e 210 do ICH Campus II (Geografia) respectivamente, finalizando a segunda noite do V SEMPGEO.

Na sexta-feira (19), as atividades tiveram início, novamente no CEHUS, às 14h com a última etapa de apresentações orais da Pós-Graduação. Os últimos 6 trabalhos foram apresentados para os presentes, bem como para a banca, dessa vez composta pela professora Erika Collischonn e professor Maurício Meurer.


Seguidamente, os mestrandos do Programa de Pós-Graduação (PPGeo) realizaram o Fórum Discente, momento no qual puderam avaliar e discutir questões pertinentes sobre o evento em andamento. O encontro ocorreu no ICH Campus II (Geografia) às 16h30min, se estendendo até momentos antes à palestra de encerramento do V SEMPGEO.

Por fim, o turno da noite foi dedicado a palestra com Professor Heinrich Hasenack. O momento, que encerrou as atividades do V SEMPGEO ocorreu no Auditório (3º andar) do ICH Campus II (Geografia) por volta das 19h. Anteriormente as palestras de abertura e encerramento do evento, a organização ofereceu um coffee-break para os inscritos a participar das atividades propostas. 




Sendo assim, o V SEMPGEO gostaria de agradecer a presença e participação de todos e todas. O evento teve a honra de receber os palestrantes que são referência na área da Geografia, bem como de oportunizar a socialização de trabalhos acadêmicos e propiciar momentos de discussões que perpassam as diferentes áreas e saberes.


A organização do evento agradece a sua participação, muito obrigado. Ano que vem tem mais!

Em breve os participantes do evento receberão seus certificados, tanto de ouvintes quanto de apresentadores de trabalhos.

Comentários

Popular Posts

PALESTRANTE: HELENIZA ÁVILA CAMPOS

O V SEMPGEO ocorrerá nos dias 17, 18 e 19 de outubro e contará com uma programação com atividades previstas para os turnos da tarde e noite. No evento ocorrerá apresentações de trabalhos, diversos minicursos, além de palestras/mesa redonda. A primeira noite do evento será dedicada à palestra de abertura, que ocorrerá em formato de Mesa redonda composta por duas palestrantes. Uma delas, já apresentada aqui, será a  Professora Dra. Lígia Beatriz Goulart . A segunda palestrante, que irá dividir o espaço com a professora Lígia Goulart será a Professora Dra. Heleniza Ávila Campos . Heleniza Campos possui Graduação em Arquitetura pela UFPE, Mestrado em Desenvolvimento Urbano, também pela UFPE, e Doutorado em Geografia pela UFRJ. Atualmente faz parte do quadro docente da UFRGS, onde atua no Departamento de Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (PROPUR). É membro pesquisadora do Observatório das Metrópoles (Núcle

PALESTRANTE: HEINRICH HASENACK

O V Seminário do Programa de Pós-Graduação em Geografia acontece no próximo mês, entre os dias 17 e 19 de outubro. Dos três dias de evento, dois deles contarão com palestras durante turno da noite nas dependências da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A palestra de abertura será dedicada a proposta de uma Mesa redonda, que será composta por duas palestrantes, a professora Dra.  Lígia Beatriz Goulart e professora Dra.  Heleniza Ávila Campos . Como divulgado anteriormente, o evento contará com a presença de três palestrantes. Sendo assim, a noite de encerramento do V SEMPGEO contará com a presença do Professor Dr. Heinrich Hasenack .  O professor possui Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(UFRGS), Mestrado em Ecologia e Doutorado em Agronegócios pela UFRGS. É Geógrafo e professor do Centro de Ecologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Destacando-se pelo trabalho em equipe, foi colaborador e inovador nos estudos sobre o C

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

O V SEMPGEO tem início na próxima quarta-feira (17) e possui, na sua programação, atividades para os três dias de evento.  O primeiro dia tem início com o credenciamento às 14h no CEHUS, prédio no qual se encontra a biblioteca das Ciências Sociais, localizado em frente ao ICH - Campus I. No  mesmo local, ás 16:30, tem início as apresentações de banners digitais no Mini Auditório 02.  Às 18h o evento oferece um coffee-break no ICH - Campus II (Geografia), localizado na Rua Almirante Barroso nº1202. Posteriormente, no auditório do ICH - Campus II (3º andar) terá início a palestra de abertura com a  Professora Lígia Beatriz Goulart e a  Professora Heleniza Ávila Campos que irão compor uma mesa redonda . A quinta-feira inicia às 14h com as apresentações orais da Pós-Graduação e profissionais no Mini auditório 02 do CEHUS, enquanto as 16:30 irá ocorrer as apresentações de banners digitais da Graduação no auditório 01, também no CEHUS. Já no turno da noite, ocorrerão